Coletor Menstrual – Sem nojinho ou tabu.

02

Ainda hoje existem alguns tabus quando o assunto é menstruação, grande parte das mulheres cresceu ouvindo que é algo nojento, anti-higiênico, e falar sobre menstruação algo imoral. Afinal, fomos criadas em uma sociedade patriarcal e machista que a todo custo tenta nos privar, inclusive do auto-conhecimento, sim, menstruação também é auto-conhecimento. Você conhece o seu corpo? O seu fluxo? Tem contato com seu sangue? Qual a textura? E o cheiro?

É certo que muitas de nós associamos a menstruação (ou monstruação, como quase sempre me referi) a sensações de desconfortos, coceiras, alergia e até nojo… Mas precisamos atravessar essa barreira e o coletor menstrual é algo muito interessante para ajudar nessa  conexão com nosso corpo, com a menstruação, afinal ela nos visita todos os meses.

Costumo dizer que o Coletor Menstrual é uma das melhores invenções já feitas.

Pois bem: O que é o coletor menstrual?

O Coletor menstrual é um copinho de silicone do qual inserimos na vagina durante o período menstrual, substituindo o uso de absorventes, o sangue cai e fica guardadinho ali, isso mesmo, ele simplesmente coleta o fluxo.  Pode ser usado por até 12 horas! Depois é só retirar, lavar e reutilizar. É extremamente flexível e adaptável ao corpo, fazendo com que você até esqueça que esta usando e até mesmo menstruando!

Além de ser saudável para você, para o seu bolso (já que pode ser reutilizado por anos) e para o planeta! Sim, para o planeta! Já parou para pensar que um absorvente pode demorar até 100 para se decompor? Quantos usamos por ciclo? E por ano? E durante todo o período fértil, que tem uma média de 35 anos? É lixo demais minha Deusa!

É simples de usar e não vaza (se colocado corretamente). Eu faço uso do coletor a aproximadamente 1 ano, e confesso que nos primeiros ciclos com o copinho coletor eu fiquei receosa, afinal meu fluxo muitas vezes é intenso. Mas sabem o que descobri? Mesmo o fluxo mais intenso não é capaz de transbordar o copinho. Sim! Quando fazemos uso de absorventes temos a erronia impressão de que perdemos todo o sangue do corpo. Mas quando se tem esse contato mais intimo (RS) descobrimos que mesmo o fluxo mais intenso não passa da metade do copinho. Mas claro, devemos considerar que para um fluxo intenso, removeremos o copinho mais vezes ao longo do dia e não de 12 em 12 horas. Certo?! Certo.

Vamos falar de cheiro?

Muitas mulheres reclamam do odor menstrual, dizendo que o cheiro é forte e algumas vezes desagradável. Eu mesma sempre me incomodei muito com o cheiro, e pasmem, só fui ter conhecimento que “esse cheiro não era meu”, depois que conheci o copinho coletor! Pois bem, esse “mal cheiro” se faz quando o sangue sai do nosso corpo e entra em contato com o ar, ou para piorar, em contato com o absorvente que é um algodão carregado de substancias mil, que fica em uma região sensível e aquecidinha, e ainda friccionando com sua pele. Eta festa boua pras bactérias heim!  Com o coletor, o sangue não tem contato com sua pele e nem com o ar, logo nada de odores desagradáveis, e mesmo quando você retira o sangue ainda esta morno e o cheiro é um cheiro natural, de ferro eu diria.

“Credo, mas você cheira o seu sangue?” Sim, eu cheiro e também analiso textura e cor antes de despeja-lo na privada e dar descarga.

Outro fator que devemos considerar é que o coletor diferente do absorvente, mantém a umidade natural da nossa pepeca, assim ela fica mais saudável. Não é uma maravilha!?

Conversando com algumas mulheres, foi levantada a questão que muitas mal conseguem introduzir um o.b e ficam assustadas com o tamanho do copinho. O que eu posso dizer a vocês? Não se assustem com o tamanho amigas, pois é muito flexível, e se adapta perfeitamente a anatomia vaginal, além de que, diferente do o.b o copinho fica logo na entrada da vagina, não é necessário introduzi-lo lá no fundo. Outro fator facilitador na hora de colocar é que ele não é áspero como os absorventes internos.

01

Colocar e retirar o coletor menstrual é mais simples do que parece e leva apenas alguns segundos. Lave bem as mãos, procure uma posição confortável, na qual você se sinta relaxada, pode ser em pé, agachada, sentada no vaso sanitário, etc… Dobre o copinho, separe os grandes lábios com a outra mão e mãos a obra! Não tem segredo!

02

 

– Escolhi as ilustrações do InCiclo pois faço uso dessa marca, mas existem outras tantas com os mesmos propósitos.

– É recomendado que entre um ciclo e outro, seja feita uma higienização mais profunda, fervendo o copinho por 5 minutos para esterilizar.

– O preço do InCiclo é de R$79,00

– A vida útil do coletor pode chegar a 10 anos.

– Com o coletor você poderá nadar, correr, mergulhar, fazer yoga entre outros esportes, além de dormir a noite toda sem vazar.

– Não é recomendado que se faça sexo enquanto o coletor estiver dentro da sua pepeca. Fechou? Fechou.

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Coletor Menstrual – Sem nojinho ou tabu.

  1. como faço pra saber o tamanho certo do coletor pra mim?

    Curtir

    • Olá kamis, da marca InCiclo da qual me referi no texto, existem dois modelos: Modelo A – É recomendado para mulher com mais de 30 anos e/ou que já tenha filhos. MOdelo B – é recomendado para mulheres com menos de 30 anos e que ainda não tenha filhos. A recomendação de tamanho é feita baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente diminui e perde elasticidade com a idade e também devido à gestação. As pessoas são diferentes e não há uma definição exata. Espero ter ajudado. Abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s